domingo, 17 de abril de 2011

A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM


Sem pânico por favor!!! Não chorem, não se joguem da ponte e nem tome água do Tietê...
EU VOLTEEEEEEI!!

Passou a minha loucura de Carnaval e agora eu posso voltar a falar as minhas baboseiras gostosas de viagens (nem sempre) fantásticas.

Praia de Cancun. Nada se compara a cor deste mar...
E para comemorar esse retorno de quem nunca realmente se foi, nada melhor do que falar de algo que brasileiro ama de paixão (e eu me incluo): PRAIA

Sol, mar, areia, cerveja gelada, camarãosinho, pessoas que você ama... existe combinação melhor?

Nunca vou me esquecer da vista que tínhamos da janela do hotel em Cancun. Um azul que doía os olhos. Realmente a cor do mar do Caribe é sensacional.  

Mas como não falar de praia sem falar das terras de Vera Cruz. O Brasil tem cerca de 8,5 mil km de costa. Desde do paraíso chamado Arquipélago de Fernando de Noronha, até a velha Praia Grande no litoral sul de SP. Algumas delas merecem a visita:

Praia de Jericoacoara. O por do sol nessa pedra é algo divinal
1 - Jericoacoara (em Jericoacoara, Ceará)
2 - Porto de Galinhas (em Ipojuca, Pernambuco)
3 - Espelho (em Curuípe, Bahia)
4 - Trancoso (em Porto Seguro, Bahia)
5 - Canoa Quebrada (em Aracati, Ceará)
6 - Praia do Gunga (em Barra de São Miguel, Alagoas)
7 - Carneiros (em Tamandaré, Pernambuco)
8 - Praia do Forte (em Mata de São João, Bahia)
9 - Taipus de Fora (em Barra Grande, Bahia)
10 - Praia do Francês (em Marechal Deodoro, Alagoas) 


Não é só o nordeste que tem lugares incríveis. Praia de Bombinhas em SC e as praias de Búzios no RJ também merecem estar na lista. Até o litoral norte de SP guarda uns tesouros incríveis.

O que mais me fascina na praia é o fato de ser algo pra todos. Rico, pobre, velho, novo, branco, preto, católico, judeu, pagodeiro, jazzista. Ela está lá, a disposição de quem quiser.

Tem lugar até para aquela farofada. Aquela bando descendo do ônibus de manhã cheio de coisas, lascando de dentro da "tapauér" aquele franguinho com farofa e o suco tang na garrafa térmica. Por falar em garrafa térmica, uma vez ouvi falar que tem gente que coloca macarrão na garrafa térmica (urg!!!!). Enfim, ta valendo tudo desde que deixem sempre a praia limpa depois. Fico louca com gente que não respeita e deixa toda a sujeita pra trás. Lembro de uma vez quando eu era bem pequena, a minha mãe se pegando com uma mulher porque ela ia deixando a praia imunda. Pensa na cena: dona Maria se rolando na areia com uma louca em plena Itanhaém - SP.

Claro que nem tudo são flores. Chover faz parte e pra isso existe o bom e velho baralho pra salvar a pele. Quem nunca na vida ficou num hotel, ou na casa de praia jogando baralho e bebendo o dia todo por não ter nada o que fazer?


Foto real da Sá, Grá, Paty e eu em Vitória (ES) jogando buraco. A chuva não perdoou nosso carnaval.

Mas não importa. O fato de estar na praia já faz toda a diferença e ate o buraquinho bom e velho se torna muito mais legal. Posso dizer que por mais simples, rústica, badalada, deserta, com gente bonita, com gente nem tão bonita assim, magnifica, urbana e até poluída ela seja, todas tem algo em comum: A ENERGIA. Não sei o que é exatamente, mas existe algo, uma magia que nos transforma quando estamos na frente da "Casa de Iemanjá".

 E você? Qual foi a praia mais bonita que você já viu?

beijos e abraços

Um comentário:

  1. Ebaaa... estava com saudade dessas histórias doidas e gostosas...rs. Mas tá faltando uma história sobre a Ilha de Caras... hahaha.
    Das 10 mais, já conheço 7, cada uma com sua beleza, mas JERICOACOARA reuni tantas que deixa qualquer um maluco. É simplesmente INCRÍVEL, só conhecendo para entender o que estou dizendo. Bjo.

    ResponderExcluir