segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

SÃO PAULO É TUDO DE BOM!

Quando eu volto pra casa, tenho a nítida sensação de que cheguei ao centro de tudo que vi estrada a fora. São Paulo é um enorme caldeirão de coisas, pessoas, acontecimentos, encontros, desencontros e é grande o suficiente para caber tudo isso.

Só quem é paulistano (ou quem mora aqui) conhece o sentimento de amor e ódio por esse gigante que de adormecido não tem nada. Por isso, o tema de hoje será dividido em 3 posts: compras, gastronomia e entretenimento. Um só não seria suficiente para falar da monumental e problemática São Paulo.

O comércio é feito de oportunidades: ter quem venda e ter quem compre. Se levarmos em consideração que São Paulo é a cidade com o maior PIB brasileiro, chegando a ser maior do que o PIB muitos países, você pode ter uma ideia da bomba-relógio (pelo menos para o seu cartão de crédito) que ela se torna. Só shoppings são 80, do mais popular ao uberchic Cidade Jardim. Lojas então... aqui não é "a loja de decoração", é uma rua inteira. E aqui tem rua pra tudo, se você quer:

Vestido de Noivas - Rua São Caetano, Centro
Eletro-Eletrônicos - Rua Santa Ifigênia, Centro
Instrumentos Musicais - Rua Teodoro Sampaio, Pinheiros
Decoração - Rua Gabriel Monteiro da Silva, Itaim
Carros Importados (top dos tops, diga-se) - Avenida Europa, Jardins
Móveis - Rua Teodoro Sampaio, Pinheiros (sim, é mesma lá de cima. No inicio são móveis, no final são instrumentos musicais)
Grandes Grifes - Rua Oscar Freire, Jardins
Roupas - Rua José Paulino, Centro
Cama, Mesa e Banho - Rua do Oriente e Maria Marcolina, Brás
Flores - Avenida Doutor Arnaldo, Pinheiros
Acessório para Carros - Avenida Duque de Caxias, Centro
Antiguidades - Rua Cardeal Arco Verde, Pinheiros

E acreditem, a lista acima vai longe. Tem a rua dos chapéus, equipamentos para restaurantes, locadoras de carros, uniformes, artigos de caça e pesca, instrumentos cirúrgicos, ferramentas, cordas, essências e até artigos evangélicos. O que você precisar, tem endereço certo.

Sem considerar a rua das ruas: a enlouquecedora 25 de Março. O que você quiser, tem lá. Eu tenho certeza de que um dia eu encontro alguém vendendo a mãe. "Olha ai, freguesa. Mãe semi-nova R$ 10,00  (leia-se dérreal)". É impressionante o fascínio que esse lugar causa. Todo e qualquer turista que vem a cidade, coloca em sua agenda uma visita por lá. São milhares de pessoas por dia andando pra lá e pra cá, parece um grande formigueiro. Essa época do ano então, é intransitável. A dica é tentar chegar bem cedo (8 horas), acompanhando as aberturas das lojas e de preferência ir com um foco de compra, assim você faz tudo rápido e foge da bagunça que começa por volta das 10 horas e BOA SORTE, você vai precisar.

Eis a 25 de Março. Vai encarar?

Além das super ruas, as feiras da cidade são de enlouquecer qualquer consumista. Tem as de artesanato como a da Benedito Calixto (sábados), República e Trianon (domingos) . Para quem gosta de produtos orientais, a feirinha da Liberdade (domingos) é um "plato cheio, né?". Mas se você ama aquela máquina de moer que era do seu avô, a feira do Bixiga (domingos) é pra você, só antiguidades.


Um típico sábado na Praça Benedito Calixto

Ou seja, se o seu negócio é gastar, São Paulo é a cidade certa. Tudo o que você quer e/ou precisa tem aqui. Pra todos os gostos e bolsos. Faça a sua oração para Nossa Senhora dos Devedores e BOAS COMPRAS!!

2 comentários:

  1. Muito bom o post. Já vou me preparando que sabado é dia de tenis, mochila e roupa bem fresquinha para me jogar na 25 de Março. "Calton no, cheque no, só dinheila, só dinheila!"

    ResponderExcluir
  2. vou tentar conhecer em Junho :)
    beijinho grande
    Beguinha (irmã do Jorge)

    ResponderExcluir