terça-feira, 17 de maio de 2011

MANAUS - TEREGUAHÊ PORÃKE

Estive novamente em Manaus esse final de semana e terei mais duas viagens ainda esse mês, quer inspiração melhor para escrever um post? Boa Leitura 

Pra quem mora aqui pelos lados do Sul e Sudeste, deve achar Manaus um lugar looooonge, distaaaaaante de tudo e de todos. Bem, longe é mesmo!! São quase 4 horas de voo de São Paulo até a capital amazonense, mas também é longe de ser uma cidade perdida no meio da floresta, com índios nus andando pelas ruas a caçar onças famintas. Ela chega a causar um espanto a quem a conhece pela primeira vez, são quase 2 milhões de habitantes (muito hospitaleiros, diga-se de passagem) e uma infra-estrutura de uma grande capital. 


Não vou negar que quando penso em Manaus, a primeira coisa que me vem a mente é o calor. É.. lá é quente, muito quente. A primeira vez que fui a cidade, próximo a porta de saída do aeroporto, avistei vários gringos parados e pensei: O que esses seres estão fazendo na porta? Quando consegui passar o corredor polonês e a porta se abriu, eu entendi...A sensação era de estar a caminho do forno da bruxa de João e Maria. Um vapor passou porta a dentro. Eu vestia uma camisa e blusa de lã, fui arrancando tudo que podia a cada passo que dava. Quando consegui um táxi, já pingando (isso foi 2 minutos depois), o taxista disse: Entra moça, o ar está ligado. Eu nem esperei ele terminar de falar, larguei as malas la fora e entrei no carro. Ah, o ar condicionado.. sim, ele é o amigo de fé dos manauaras e o irmão camarada dos turistas.

Todas as vezes que fui a cidade, fui a trabalho e nunca consegui fazer os passeios turísticos (não foi por falta de convite, deixo registrado). Confesso que parte dessa recusa é culpa da minha grande fobia por sapos. MORRO de medo de me encontrar com um, mesmo assim tem algumas coisas que eu já presenciei que são incríveis:

  • O Ensaio dos Bois = A festa mesmo acontece em Parintins e é um show a parte. Esse eu ainda não tive a oportunidade de ver, mas pelo que dá pra sentir nos ensaios que acontecem no sambódromo de Manaus, nos meses que antecedem o espetáculo principal (mais ou menos de Abril a Junho), eu tenho certeza que vou me apaixonar. É uma das festas folclóricas mais lindas que eu já vi em toda a minha vida. Para quem não sabe, o boi-bumbá é uma festa que acontece na cidade de Parintins sempre no último final de semana de Junho, onde os dois bois, o Garantido e o Caprichoso, se apresentam em uma arena disputando quem faz a melhor performance. É lindo!!! O mais incrível disso tudo é como eles levam isso a sério. No campo do Caprichoso não entra a cor vermelha, e na do boi Garantido, a cor azul é proibida. A coisa é tão séria, que lá é o único lugar do mundo onde a coca-cola é azul. Sim, o bom e velho refrigerante de cor vermelha se rende e muda de cor para entrar na arena do boi Caprichoso. E não é só isso, várias empresas como Nestlé e Gol também fazem suas comunicações separadas para cada torcedor. O ensaio, que é realizado alternadamente, sendo um sábado para cada, é só um fio do que eles apresentam em Parintins e já é uma super produção. É boi voando, índia surgindo do céu, grandes alegorias, sem contar a musica, que é contagiante! (dêem uma olhada nesse vídeo da apresentação do boi azul no festival ano passado - http://www.youtube.com/watch?v=c5qjG62uS3o&feature=related)
E pra quem achou que eu estava brincando, olha ai: A coca-cola Garantido e Caprichoso



  • Ponta Negra: Quando se está em Ponta Negra, se está de frente do gigante Rio Negro. Você quase não consegue enxergar a outra margem de tão extenso, parece um grande mar. 
Vista do Park Suites. A primeira água é a piscina infinita, do hotel a segunda é o Rio Negro e aquela faixa escura laaaaa no final, é o outro lado do rio (foto by Ro).

  • Costela de Tambaqui assado com Banana da Terra Frita: Eu já falei dessa iguaria aqui, mas merece repetir. Um dos melhores peixes que já comi. Se for a Manaus, você tem que provar!! Deliiiicia!

Bem, pelas minha experiências, eu poderia parar o post por aqui. A minha sorte é que tenho amigos e alguns deles já tiveram o prazer de fazer os passeios turísticos (pelo menos os principais) para me contar. Então, segue algumas dicas (obrigada Ro, Tati, Ju's, Mami e a equipe que trabalha comigo em Manaus):

  • O Encontro das Águas: Ininarravel a cena que se forma na junção do Rio Negro com o Rio Solimões (ou Rio Amazonas). Eles correm lado a lado quase 12 km sem se misturar. Essa maravilha pode ser vista do avião, quando ele parte rumo a São Paulo (foi como eu vi). Aquela vista de cima dos dois rios se encontrando, mas ao mesmo tempo separados e a floresta em volta merece 1 minuto de silencio. 
Encontro dos rios Negro e Solimões. Incrivel, não?

  • Hotéis flutuantes e hotéis de selva: Definitivamente, Manaus é uma cidade para proporcionar experiências únicas. Os hotéis flutuantes e de selva te transportam para o ambiente da floresta sem perder o conforto. Mas atenção: Se você tem medo de bichos (macacos, lagartos, sapos, etc.) esqueça! Encontra-los dentro do seu quarto, ou até mesmo dentro da sua mala é a coisa mais natural do mundo. Eles estão ali, livres, leves e soltos para quem quiser ver, tocar e brincar.
A Ro sendo atacada por macaquinhos no hotel Ariaú

  • Caçada ao Jacaré: Não, ninguém vai matar o pobre bichinho. É só um passeio noturno (é exatamente isso, um passeio noturno de barco na floresta), onde o instrutor leva os turistas para ver,  pegar, dançar cancan com os bichanos. Tudo, claro, vai depender do seu grau de coragem.
Eu disse que essa historia de jacaré não é pra qualquer um heeheh

  • Nadar com os Botos Cor de Rosa: É praticamente a mesma sensação que nadar com Golfinhos, só que ao invés de você fazer isso em uma grande piscina, a coisa acontece rio aberto. Eles são bem fofinhos e deixam você tocar neles em troca de uns peixinhos.. 
A ju com medo do pobre boto hehehe

  • Trilha na floresta: Fazer a trilha e entrar mata adentro deve ser incrível. Sentir de perto o som da floresta e a energia dela, pisar no solo, ver de perto árvores centenárias.. É cansativo, mas vale a pena. Mas o passeio so pode ser realizado na baixa do Rio.

Espelho d'água do Rio Negro


Manaus não se resume só a grande floresta e tudo o que ela guarda. Durante algumas semanas, a cidade é sede de um Festival de Ópera espetacular que acontece no lindo Teatro Amazonas. Ano passado, tive o prazer de assistir com a quase manauara Michele (que na verdade é de Uberlândia/MG) a ópera “Lo Schiavo”, de Carlos Gomes a céu aberto. Uma super produção que aconteceu do lado te fora do teatro para 30 mil pessoas. Muito, mas muito bonito.

Espetaculo ao ar livre no Teatro Amazonas. Lindissimo

Outro momento surpresa que a cidade me reservou foi um bar-restaurante chamado "Chefão". Lá eu escutei um Jazz (sim, isso mesmo, Jazz) de primeira qualidade. Tem coisas que definitivamente só Manaus faz por você.

Infelizmente, hoje ela ainda é mais visitada por estrangeiros do que por brasileiros, talvez pela falta de conhecimento das pessoas. Se você quer um destino absolutamente diferente de tudo que você já viu para suas férias, ta aí uma excelente dica.

E ah, Tereguahê Porãke = Bem-Vindos em Tupi-Guarani!


Jajo topata (até mais)

2 comentários:

  1. Nossa você arrasou no post inteiro!!
    Quando você disse que atualmente Mao é mais procurada por estrangeiros do que pelos próprios brasileiros acertou, é justamente essa falta de conhecimento que gera o pré-conceito que fazem daqui, o que é lamentável mas eu fico feliz quando vejo/ouço palavras como as suas. Dá até uma certa esperança de que outros venham a ter a mesmoa opnião que você em um futuro próximo.

    "Tem coisas que definitivamente só Manaus faz por você."



    Thamara Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. amandita... sempre que escreves um post parece que sou eu que estou a viajar. gosto tanto de ler o que escreves...dá vontade de sair correndo e meter-me no avião.

    Fiquei encantada com a foto da junção dos rios. lovely!

    bjinhoo grande

    ResponderExcluir