domingo, 24 de abril de 2011

MOÇO, COMO CHEGO EM COXIXOLA?

Quem nunca se perdeu em uma viagem, que atire o primeiro GPS! Inclusive, o aparelhinho aí é a salvação dos perdidos de plantão.

Eu sou ótima de caminho, minha memória é fotográfica e se passo por um lugar uma vez, prestei o mínimo de atenção, dificilmente eu erro voltar lá de novo. Meus amigos brincam que sou um GPS humano.

São Paulo eu conheço bem, ando para todos os lugares e ensino muita gente a chegar também, mas não me pergunte sobre a Z/L. Só sei chegar na radial e na casa da Guerrera. Rio de Janeiro é outra cidade que me desloco que é uma beleza, ando de carro pra cima e pra baixo.

Eu nunca fui muito fã do tal Sistema de Posicionamento Global mas o ano passado precisava ir de Recife a Maceíó e graças a fantástica malha aérea brasileira, era mais rápido ir de carro do que de avião, já que o voo passava por Brasília e voltava para Alagoas (super inteligente, diga-se). Devido as circunstancias, la foi eu alugar um carro com o brinquedinho e pegar estrada. Na ida, ok, ele me levou até o destino, porém a BR estava em obra e a viagem foi mais longa do que o esperado. Por isso, decidi seguir o conselho da galera do hotel e fui pela estrada beirando a praia, que por sinal a vista era bem mais agradável. Munida do GPS, o que poderia dar errado? Pra começar, ele insistia em me pedir para virar a direita e eu, não conhecendo a estrada, acabei aceitando. Fui parar num canavial e só consegui ajuda de um agricultor 30 minutos mato a dentro: "Ah moça, Récife? Por aqui dá tamém, mas é mais fáci vóta por ondi ocê veio" Animador, não???? Por milésimos de segundos eu não perdi o meu voo.


Por mais tecnologia que tenha, dá pra confiar 100%?

Mas se existe um lugar onde ele funciona perfeitamente é nos Estados Unidos. Lá, você posta o nome do restaurante e ele te leva. Liiiiiindo!! Quando fui com o meu irmão, queria que ele alugasse um GPS para que nos deslocássemos lá. Mas o "brima" que não tira dinero da bolso achou que não precisava. Realmente chegávamos nos destinos, mas antes disso conhecíamos todos os retornos acerca. O caminho que era pra ser de 5 minutos, virava 15. Só resolvemos o problema quando o Rafa disse para eu trazer um GPS que ele pagava aqui (ufa!!). A justificativa era de que antes do GPS, existia o mapa e todos se viravam com ele.

Realmente ele tinha razão. Todo o mundo andava com um Guia de Rua ou quando viajava, com aqueles mapas gigantescos tentando achar o sentido certo dele. 95% das vezes as pessoas o liam de ponta cabeça e iam parar onde "Judas perdeu as botas". Lembro-me uma vez que era pequena e fui com a minha mãe e uma vizinha até Ibitinga, interior de São Paulo. Aquele mapa gigante que ninguém entendia nada irritou tanto a irmã dela que ela jogou pela janela: "Essa m. não funciona" (e lá se foi o mapa estrada a fora). Quem nos salvou? O bom e velho frentista. Se eles ganhassem 1 real por cada informação, estariam ricos.

Eis os velhos mapas.. Dá pra entender alguma coisa???

Se bem que perguntar nem sempre ajuda.

* Tem os que sabem, mas não sabem explicar: Siga em frente, ai você vira a direita, não, a esquerda, não, segue em frente... Ah sim, claro, muito obrigada!!
* Tem os que não sabem e tentam saber: Rua Goiás? É aquela que cruza com a Rua Alagoas?... Então moço, não sei (se soubesse, não perguntaria).
* Tem os que pensam, pensam e...: Hummm... Rua Goiás, rua Goiás... é moça, sei não. A ok, obrigada :S

Ok, ok, o que vale é intenção e brasileiro num geral é bem solicito, mesmo que nem sempre ajuda muito. Nessa mesma viagem a Ibitinga, um senhor disse: Óia moça, ocê segue a vida toda em frente... (pausa.. ) em frente.. (outra pausa) e em frente que a ocê chega, viu? :-S


Com GPS, mapa ou até a pura cara de pau, se perder faz parte e na grande maioria das vezes depois viram boas risadas.

4 comentários:

  1. Muito bom os relatos de viagens com a sua mãe! ahauahau

    ResponderExcluir
  2. hahaha, amei, morri de rir como sempre e me lembrei das aventuras na Itália, lá eles são péssimos GPS's humanos, Deus do céu, gente mau educada, stressada e que nunca sabe onde é nada! As vezes vc pega a pessoa saindo de casa e ela tem coragem de falar: NÃO SOU DAQUI, ME DESCULPE! rs

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, fiquei imaginando cada cena, me diverti a valer..huahauhuahua bjs

    ResponderExcluir
  4. Gostei! Como chega em Coxixola mesmo, moca?? rs

    Tati Guedes

    ResponderExcluir